Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Aniversário do Hospital Militar de Área de Manaus

Um Breve histórico

    Criado pelo Decreto n° 32.271, de 14 de fevereiro de 1953, o Hospital Militar de Manaus estava subordinado à 8ª Região Militar e deveria ter organização e efetivos idênticos ao Hospital Militar de Belém. A criação foi ainda realizada com aproveitamento dos recursos de pessoal, material e verbas já existentes na organização e no orçamento do Ministério da Guerra.

    O Hospital foi instalado na rua Ipixuna, Cachoeirinha, bairro tradicional de Manaus, conhecido pela forte área comercial e favorecido pela boa localização, já que está próximo do Centro da cidade e da Estação Portuária.

    Em 8 de julho de 1953, por meio da Portaria n° 284, do Ministro de Estado dos Negócios da Guerra, o Hospital Militar recebeu a denominação de Hospital de Guarnição de Manaus. A necessidade de uma maior ocupação da Amazônia Ocidental pela Força Terrestre e o interesse pela região eram evidentes, tanto que, em 2 de março de 1964, foi criado o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), cuja “brevetação” da primeira turma ocorreria dois anos mais tarde.

    Em 1969, a Força Terrestre daria um passo significativo para a conquista do objetivo de aumentar a presença na região. Naquele ano, por meio do Decreto n° 64.366, de 17 de abril, ocorreu a transferência do Comando Militar da Amazônia de Belém para Manaus, sendo criado o Comando da l2ª Região Militar. O mesmo decreto determinou ainda que o Hospital de Guarnição de Manaus receberia a denominação de Hospital Geral de Manaus (H Ge M).

    Em 1º de janeiro de 2010, a Portaria n° 729-Cmt Ex, de 7 de outubro de 2009, elevou novamente o Hospital de categoria, ascendendo à classificação de Hospital Militar de Área e passando a denominar-se Hospital Militar de Área de Manaus (HMAM).

    Após 70 anos de história, o HMAM estabelece um marco no desenvolvimento da saúde em prol da Família Militar da Amazônia Ocidental, representando fundamental elo no encadeamento da Assistência de Saúde provida pela Força Terrestre e garantindo excelência no atendimento aos diversos usuários.

    Hospital Militar de Área de Manaus: a Saúde da Força Terrestre na Amazônia Ocidental.

 

 

Registrado em:
Fim do conteúdo da página