Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Comandante

Acessos: 50177

 

CURRICULUM VITAE

General de Divisão FLAVIO ALVARENGA FILHO

 

 

        

Ascendeu ao posto atual em 31 de março de 2023.

Nascido em 25 de novembro de 1966, na cidade de MOGI MIRIM-SP, filho de FLAVIO DE ALVARENGA e de LAZARA TEREZA PILLA ALVARENGA.

Incorporou as fileiras do Exército em 21 de fevereiro de 1983, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em CAMPINAS, tendo sido declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Artilharia em 2 de dezembro de 1989.

Além dos Cursos de Formação, de Aperfeiçoamento e de Altos Estudos Militares do Exército, é possuidor dos seguintes cursos:

Curso Básico de Paraquedismo; Curso de Mestre de Salto; Curso de Comando e Estado-Maior do Exército da República do Peru; Curso de Perspectivas de Segurança e Defesa Nacional, realizado nos Estados Unidos da América; e Mestrado em Defesa Nacional, realizado na Argentina.

Durante sua vida militar, foi instrutor da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, da Academia Militar das Agulhas Negras e da Escola Superior de Guerra do Exército Peruano.

Foi Oficial de Operações da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha), Oficial de Gabinete do Gabinete do Comandante do Exército, Chefe de Gabinete da Secretaria Geral do Exército e Assistente da 1ª Subchefia do Estado-Maior do Exército.

Comandou o 12° Grupo de Artilharia de Campanha, na Cidade de Jundiaí-SP; comandou o Corpo de Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, na Cidade de Resende - RJ; comandou a Escola de Sargentos das Armas, na Cidade de Três Corações - MG; e exerceu o cargo de Diretor na Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial e na Diretoria de Educação Técnica Militar, ambas na Cidade do Rio de Janeiro - RJ.

Das condecorações com que foi agraciado, destacam-se: a Medalha Ordem do Mérito Militar (Grau Grande Oficial), a Medalha Ordem do Mérito Judiciário Militar (Alta Distinção), a Medalha da Vitória, a Medalha Militar Ouro com Passador de Platina, a Medalha do Pacificador, a Medalha Marechal Trompowsky (com passador de ouro), e a Medalha da Legião da Artilharia do Exército Peruano.

0 General ALVARENGA é casado com a Sra. CLAUDIA e o casal tem um filho, FLAVIO.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página