12ª Região Militar visita a órgãos de vigilância em saúde dos Estados do Amazonas e Rondônia
Manaus/AM - No período de 14 a 17 de maio, a 12ª Região Militar (12ª RM), por meio de sua Inspetoria de Saúde, realizou Visitas de Inspeção e Orientação Técnica (VIOT) às estruturas militares de saúde sediadas nas guarnições de Porto Velho (RO), Guajará-Mirim (RO) e Humaitá (AM).
A oportunidade serviu também para estreitar laços com as Secretarias Municipais de Saúde e Vigilâncias Epidemiológicas, permitindo acompanhar os agravos de notificação compulsória, bem como avaliar a situação de saúde da população; monitorar o quadro epidemiológico dos municípios e as condições do aparecimento de doenças infecciosas e parasitárias. Tais levantamentos permitem verificar quais atividades estão sendo desenvolvidas no âmbito da vigilância da saúde coletiva.
Atualmente, a vigilância constitui-se numa importante ferramenta metodológica para a prevenção e controle de doenças em saúde pública, pois não existem ações de prevenção e controle de doenças que não estejam estruturadas sobre os sistemas de Vigilância Epidemiológica.
Neste sentido, foram inspecionados o Hospital de Guarnição de Porto Velho, a Seção de Saúde da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, a Seção de Saúde do 5º Batalhão de Engenharia de Construção, a Seção de Saúde da 17ª Base Logística, a Seção de Saúde do Comando de Fronteira de Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva, e o Centro de Atendimento para Dependentes, Inativos e Pensionistas (CADIP) da guarnição, bem como a Seção e o Posto de Saúde ambos do 54º Batalhão de Infantaria de Selva.