12ª Região Militar participa do processo de interiorização de Venezuelanos
Manaus (AM) - O Exército Brasileiro concluiu na manhã desta quarta-feira, 19 de setembro, o apoio a 9ª viagem de interiorização de venezuelanos. A ação logística foi conduzida pela 12ª Região Militar (12ª RM), na qual foi responsável pela coordenação do transporte terrestre dos imigrantes no âmbito da Guarnição de Manaus, vindos do Estado de Roraima para o Amazonas, através do apoio de transporte aéreo da Força Aérea Brasileira.
Um total de 20 venezuelanos desembarcou na Base Aérea de Manaus, sendo transportados direto para a Casa do Migrante João Batista Scalabrini, localizada no bairro Santo Antônio. Segundo o Sr Sebastian Roa, Chefe do escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), os imigrantes permanecerão no local por, até, 3 meses ou momento em que conseguirem se estabilizar.
Interiorização
O objetivo da interiorização dos Venezuelanos é amenizar os impactos da imigração em massa que ocorre em Roraima.
De acordo com a Casa Civil da Presidência da República, 77% dos venezuelanos que vivem em Roraima têm interesse na interiorização, mas apenas os que estão em situação documental regular no país serão beneficiados pelo plano. A ênfase será principalmente naqueles com potencial de inserção no mercado de trabalho.