12ª RM habilita militares para a função de identificador de corpo de tropa
Manaus (AM) - A 12ª Região Militar (12ª RM), por meio do Gabinete de Identificação (GIR/12), realizou no período de 3 a 28 de setembro, o Estágio para Habilitação de Identificadores de Corpo de Tropa (EHICT). A atividade contou com a participação de 30 Subtenentes e Sargentos de 17 Organizações Militares (OMs) da Guarnição de Manaus.
O Estágio foi dividido em 3 fases, na qual a 1ª foi direcionada para as instruções acerca da estrutura, organização e toda legisleação que regula o Serviço de Identificação do Exército, coordenado pela Diretoria de Serviço Militar. Na 2ª fase, os estagiários foram estimulados a exercitarem os conhecimentos adquiridos, e finalmente, consolidam, na 3ª e última fase, os conhecimentos adquiridos nas fases anteriores, por meio da realização de trabalhos diários no GIR.
Durante o Estágio foi realizada, também, uma visita técnica ao Instituto de Identificação Civil do Estado do Amazonas e ao setor de identificação do 1º Batalhão de Infantaria de Selva (1º BIS), objetivando o conhecimento “in-loco” do trabalho a ser exercido pelos futuros militares ICT.
No dia 28 de setembro ocorreu o encerramento da atividade, onde o Comandante da 12ª RM, General de Divisão Carlos Alberto Mansur realizou a entrega dos Certificados de Conclusão do EHICT 2018 aos 30 militares que concluíram com aproveitamento o referido Estágio.
O Serviço de Identificação do Exército é constituído por sistemas de identificação que se estendem até as Organizações Militares (OM), destinado a coletar dados biométricos e datiloscópicos que permitam individualizar o pessoal abrangido por estas instruções, conforme as seguintes modalidades de identificação: civil; criminal e de interesse da Justiça Militar e Civil; para missões de paz; e operações de guerra.