Operação COVID-19
Durante a pandemia do COVID-19, a 12ª Região Militar por meio do Hospital Militar de Área de Manaus (HMAM), teve um incremento no combate ao vírus ao receber a colaboração das Empresas SAMEL e ODEBRECHT na doação de equipamentos hospitalares como a Cápsula Vanessa e respiradores tipo BIPAP.
Estes equipamentos foram importantes por permitir o tratamento de pacientes por meio da ventilação não invasiva (VNI), ao mesmo tempo em que se evita a disseminação do vírus no ambiente hospitalar; protegendo os profissionais de saúde.
A Cápsula Vanessa, dispositivo reconhecido pelo Ministério da Saúde, vem sendo usado desde março no combate à COVID-19. O método é um projeto desenvolvido pelo Grupo Samel em parceria com o Instituto Transire. Simples, prático e eficaz, o equipamento ajuda a diminuir o risco de transmissão do vírus. Em forma de cabine, colocada sobre o paciente infectado, ela tem duas funções principais: Proteger os profissionais de saúde das partículas do coronavírus lançadas no ar; e permitir a chamada Ventilação Não Invasiva (VNI), com o uso de BIPAP.
O aparelho BIPAP é um compressor de ar utilizado para tratar a apneia do sono em grau acentuado e doenças pulmonares. A sigla BIPAP é uma abreviação de "BI-level Positive Airway Pressure" (pressão positiva em vias aéreas a dois níveis), ou seja, contém dois níveis de pressão, sendo um para inspiração (IPAP) e outro para expiração (EPAP).