Troca de Comando na logística militar da Amazônia Ocidental
Manaus (AM) – No dia 8 de setembro, ocorreu o cerimonial militar de transmissão do cargo de Comandante da 12ª Região Militar (12ª RM), “Região Mendonça Furtado”, do General de Divisão Édson Skora Rosty para o General de Divisão Omar Zendim, nas instalações do Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA).
Presidida pelo Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, a solenidade, divida em duas partes, contou com a presença do General de Exército Achilles Furlan Neto, Comandante nomeado para o Comando Militar da Amazônia; do Vice Almirante Ralph Dias da Silveira Costa, Comandante do 9º Distrito Naval; do General de Divisão Veterano Carlos Alberto Mansur, antigo Comandante da 12ª RM e atual Secretário de Segurança Pública do Estado do Amazonas; e do Dr. Jocleber Rocha Vasconcelos, Juíz Federal Titular da Justiça Militar da União.
Merece destaque, também, o comparecimento do Dr José Luiz Pereira Gomes e da Dra Karollyne Dias Gondim Neo, respectivamente Procurador e Promotora do Ministério Público Militar em Manaus, bem como de outras personalidades civis e militares.
Cabe mencionar que, como medida preventiva à proliferação da covid-19, houve restrições quanto ao número de convidados, e que, por isso, foi disponibilizado o acompanhamento remoto, em tempo real.
Em suas palavras de agradecimento, o General Rosty, cuja nova comissão é a Chefia do Departamento de Ensino do Ministério da Defesa, evocou a fala do então Comandante do Exército, General Leal Pujol, quando de sua nomeação há pouco mais de um ano para o Comando da 12ª RM “estamos diante do maior desafio de nossa geração”, ao se referir à pandemia do novo corona vírus, cujos reflexos começavam a ser sentidos pela população brasileira.
Ao revisitar tal conjuntura, o General Rosty ressaltou a vital cooperação com os diversos setores da sociedade amazônida, particularmente nos procedimentos para a estabilização da disponibilidade de oxigênio medicinal, bem como demais insumos hospitalares, e o reforço das estruturas de saúde, como o desdobramento de módulos de hospitais de campanha, de modo a mitigar os impactos da escalada da covid-19 na Amazônia Ocidental no início do corrente ano. Enfatizou ainda o espírito de corpo e de cumprimento de missão dos integrantes da 12ª RM, que, a despeito das situações de privações, angústias e incertezas, vivenciadas junto a seus familiares, à semelhança da sociedade brasileira, não poupam esforços diuturnos para superar o desafio imposto pela pandemia ante a imensa e complexa fisiografia da Amazônia brasileira.
Por sua vez, antes de ser designado como Comandante da Região Mendonça Furtado, o General Omar chefiava o Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar da Amazônia, com sede também em MANAUS-AM.