Tomada do Monte Castelo
Ás 17h50, o comandante do 3º Regimento de Infantaria colocou seu fuzil à tiracolo e pegou o fone do seu rádio operador, bradando, vibrante: “Estamos no cume do Castelo!”. Com planejamento detalhado e destemida atuação da tropa brasileira, Monte Castelo foi conquistado em 21 de fevereiro de 1945, aquela dura vitória custou a vida de 478 heróis brasileiros, sendo 103 na última investida.
A conquista de Monte Castelo reafirmou o valor dos nossos pracinhas, que combateram com coragem, abnegação e fé, obtendo o respeito e a admiração das tropas aliadas na decisiva fase da campanha militar. Esse feito histórico reafirma o compromisso institucional do Exército com a grandeza do Brasil, traduzido pela salvaguarda dos interesses nacionais dentro e fora do seu território. Os mesmos valores que levaram os pracinhas a superarem grandes desafios na conquista de Monte Castelo continuam motivando o Soldado a cumprir sua missão nos mais distantes rincões do Brasil em permanente estado de prontidão, garantindo a soberania do território continental.
No dia de hoje, prestamos nossas homenagens aos bravos remanescentes e àqueles que já descansam no altar dos heróis da Pátria. A hierarquia, a disciplina e os valores da profissão, pautados, principalmente na inabalável fé na missão do Exército, no patriotismo e na coesão da Força, continuam sendo o caminho seguro para a construção de um Exército cada vez mais forte.
"NÓS FAZEMOS O APOIO LOGÍSTICO MILITAR DO COMBATE NA AMAZÔNIA OCIDENTAL"