Setembro Amarelo: Militares são instruídos para reconhecer sinais de alerta
MANAUS - AM - 23 de setembro de 2024 - A prevenção ao suicídio exige ações abrangentes e diversificadas, devido à complexidade dos fatores que contribuem para esse problema. É essencial que os militares reconheçam sinais de alerta, como dependência química, endividamento, questões judiciais e transtornos mentais, como depressão e ansiedade. Além disso, o fortalecimento da liderança, dos vínculos familiares e sociais, e o desenvolvimento da resiliência são fundamentais para criar um ambiente de apoio, sempre com o auxílio técnico da Seção de Assistência Social (SAS) e dos elementos de ligação do SASEx nas Organizações Militares.
Dando continuidade às ações do Setembro Amarelo, na semana passada a 12ª Região Militar promoveu diversas atividades voltadas à saúde mental e à prevenção ao suicídio. Foram realizadas palestras de prevenção ao suicídio no 12º Batalhão de Suprimentos (12º B Sup) e no 4º Batalhão de Inteligência Militar (4º BIM), além de uma palestra de prevenção à dependência química na Comissão Regional de Obras da 12ª Região Militar (CRO 12).
Essas iniciativas reforçam o compromisso da 12ª Região Militar com o cuidado integral de seus integrantes, buscando sempre promover a saúde física e mental, bem como o autocuidado dentro das fileiras do Exército.
Exército presente, Amazônia protegida.