Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

12ª Região Militar fomenta o desenvolvimento sustentável da Amazônia

              Manaus (AM) – Na segunda quinzena de julho, a 12ª Região Militar (12ª RM) executou uma série de ações voltadas para o incremento do Programa de Aquisição de Alimento na modalidade Compra Institucional (PAA-CI), por meio da Agricultura Familiar (AF), em sua área de responsabilidade.
No dia 16 ocorreu a Chamada Pública 02/2019, atendendo o que prescreve a lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, com a participação de 13 (treze) cooperativas de agricultores, bem como de 6 (seis) empreendedores familiares rurais oriundos dos Estados do Amazonas, de Roraima e do Pará. Nesta oportunidade foram apresentadas as propostas de venda de frutas, legumes, verduras, farinha e pescados regionais ao Grande Comando Territorial, itens estes denominados como Quantitativo de Rancho (QR) pela administração militar.
       O expediente da Chamada Pública gera economicidade e desburocratização, no momento em que dispensa o procedimento licitatório, tornando o trâmite entre o produtor e o ente público mais célere, além de proporcionar desenvolvimento da economia local, a melhora da qualidade dos itens recebidos bem como a redução do tempo de ressuprimento dos mesmos junto às Unidades militares, considerando as distâncias e condições de mobilidade na Amazônia.
Já no dia 22 houve a reunião de coordenação e orientação entre a 12ª RM, membros do Ministério da Cidadania e de empreendimentos da AF no Amazonas, na qual foram apresentadas oportunidades de melhoria entre as partes para o aperfeiçoamento do PAA-CI, em chamamentos públicos futuros. Atualmente, a 12ª RM atingiu o 3º maior percentual de empenho na AF, dentre as Regiões Militares, no ano de 2019, conforme dados estatísticos  da Diretoria de Abastecimento (D Abst) do Comando Logístico (COLOG).

 

 

Registrado em:
Fim do conteúdo da página